(21) 3165-4005 | 99633-7487 | 99633-7444 | 96774-4401 | 99633-7424 (Cursos)

NOVIDADES - Cansou de participar de processos seletivos e não ser chamada entenda

23Jul2016

"Já cansei de participar de processos seletivos onde o entrevistador me diz que vai dar retorno e nunca dá. Eu só queria saber por que essas malditas empresas não dão retorno para os candidatos?”

Esse questionamento é bastante comum e, obviamente, entendo os motivos de muitas pessoas se sentirem chateadas com a situação. Eu mesma já passei por isso inúmeras vezes e sei quanta expectativa e ansiedade a participação em um processo seletivo geral.

Se ao acessar este texto você imaginava encontrar alguém reclamando das empresas e RH’s em geral, vou te decepcionar um pouco, pois essa não é minha intenção. Quero te ajudar a entender brevemente o que acontece do outro lado (RH/empresa) para que você possa lidar de maneira mais adequada com essa situação.

O início da angustia e ansiedade acontece quando se envia o currículo para uma empresa tendo ela uma vaga no seu perfil ou não. “Será que eles receberam?” “Será que já leram?” “Será que tem alguma vaga para mim?” “Será que me chamarão para o processo seletivo?” Será… Será… Será…

Neste momento é comum alguns candidatos esperarem que a empresa dê algum retorno sobre o CV que foi enviado. E elas nunca dão e já te digo que será muito difícil elas retornarem, a não ser quando tem uma resposta automática configurada no e-mail exclusivo para receber CV ou no site de cadastramento. Se receber alguma resposta nessa situação será apenas automática. Se não for automática, considere-se um premiado, pois isso é bastante raro.

O motivo para as empresas não darem retorno nesse primeiro contato é que simplesmente não dá tempo devido ao volume de candidaturas recebidas. Em empresas de médio e grande porte o volume de currículos recebidos por dia beira às centenas. Mesmo quando é divulgada uma vaga específica, a quantidade recebida é alta e muitos candidatos insistem em se candidatar a vagas totalmente fora do perfil. Por exemplo, numa vaga de engenheiro existem pessoas que se candidatam, mas tem experiência e formação na área financeira (!?).

Um questionamento menos frequente, mas que também existe na mente de alguns candidatos é o porquê de quando se envia um currículo, mas não se candidata a uma vaga específica, a empresa não dá um retorno para dizer qual vaga o candidato poderia ser aproveitado. A realidade é que a empresa não busca uma vaga para os candidatos que se inscrevem, mas busca candidatos para as vagas em aberto. Ou seja, quando uma nova vaga é criada ou fica disponível na empresa, os recrutadores buscam no banco de currículos aqueles candidatos que são mais adequados para a vaga em questão.

O conselho que posso te dar para este momento inicial é confiar que seu currículo foi recebido e continuar buscando novas oportunidades em outras empresas. Se no decorrer de alguns meses seu CV sofrer alterações significativas devido a novos cursos relevantes ou alguma nova experiência, atualize-o e mande novamente. Você não precisa mandar seu currículo mensalmente, nem semanalmente e muito menos a cada 2 dias. Sim, tem muitos candidatos que fazem isso e pode confiar que é desnecessária tanta insistência.

Texto extraído do Bloq Superela
Escrito por : Thaís Canto - Psicóloga e Coach Profissional